Ferreira apoia a iniciativa da CAA/MG e da OAB de
participarem da campanha do novembro azul, entrando em consonância com os
esforços da humanidade para prevenir o câncer de próstata como meio de garantir
qualidade de vida, longevidade e bom desempenho no trabalho aos advogados.
O novembro azul visa conscientizar a população sobre a
importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha é
mundial e, no Brasil, o responsável por criar e desenvolver a conscientização é
o Instituto Lado a Lado pela Vida. Sem fins lucrativos, a instituição é
qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Ela Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.
De acordo com o Instituto Lado a Lado, o
novembro azul ganhou destaque no Brasil em 2012, tornando-se referência na missão de
orientar os homens a cuidarem melhor da saúde. O objetivo é sensibilizar e
conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à
importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de
próstata. A campanha tem apoio das esferas públicas e privadas e a CAA e a OAB
Minas Gerais não ficaram de fora.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
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