Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Entrevista para o programa Tribuna Livre da rádio América

O advogado e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG concedeu, nesta quinta-feira (19/1), entrevista para a rádio América sobre a restauração da Comissão da Anistia pelo Ministério dos Direitos Humanos - A importância do órgão para a construção de identidade do povo brasileiro. Ela foi ao ar no programa Tribuna Livre. 

A entrevista completa pode ser conferida no site da rádio

 Entrevista Wagner Dias Ferreira para rádio América

Chamada no site da rádio América para a entrevista:


COMISSÃO DE ANISTIA: A IMPORTÂNCIA DO ÓRGÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO

Radio America | Rádio América

19/01/2023 1:50 pm | Atualizado em: 19/01/2023 3:49 pm

O Ministério dos Direitos Humanos recompôs nesta terça-feira a Comissão de Anistia, criada para reparar e indenizar ex-presos da Ditadura civil-militar, no Brasil. Todos os militares nomeados pelo governo passado, de Jair Bolsonaro, foram exonerados. A repórter Giulliana Santos conversou com o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, Wagner Dias Ferreira, sobre a Recomposição da Comissão de Anistia e a importância do órgão. Confira a entrevista!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Recebi láurea de agradecimento da OAB/MG

No final do ano passado, a OAB/MG, ao comemorar seus 90 anos de existência, homenageou, com a Láurea de Agradecimento, os advogados que contribuíram com a classe ao longo da existência da entidade. Fui um deles


segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Reunião extraordinária da CNDH/CFOAB e Presidentes de CDHs Seccionais

A presidente da Comissão de Direitos Humanos  da OAB/MG, Dra. Cristina Paiva e o Vice-Presidente Comissão de Direitos Humanos  da OAB/MG, Dr. Wagner Dias Ferreira, participaram  nesta segunda-feira (16/1), de reunião extraordinária da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Federal (CNDH/CFOAB) sobre os eventos de domingo, dia 8 e segunda-feira, dia 9, e ainda sobre a atuação da OAB/DF na garantia de prerrogativas e de direitos e garantias Fundamentais. Todos os presidentes de Comissões de Direitos Humanos das Seccionais da OAB participaram.



A reunião foi transmitida ao vivo. O link é: https://youtu.be/G4eNXzCVORg. Minha Minha fala é à 1h e 48 minutos.
"Meu objetivo é falar um pouco sobre as iniciativas que nós já desenvolvemos. No final do ano passado, realizamos um evento para deixar bem clara a nossa intenção de ser uma comissão de direitos humanos que trabalha com pluralidade e acolhimento das diferenças. E, agora, na última sexta-feira (13/1),  já depois da tentativa de golpe, realizamos uma reunião dos membros da comissão e contamos excepcionalmente com a participação do assessor especial do Ministério de Direitos Humanos, ex- Deputado Constituinte e ex-ministro de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, onde podemos garantir a afirmação do trabalho da comissão na defesa do democracia e no intuito de garantir a continuidade da nossa República com o estado democrático de direito, também, garantindo os direitos e garantias fundamentais de todas as pessoas inclusive desses que participaram da tentativa de golpe, o que aliás existe de nós uma menção elogiosa tanto a esses membros da Comissão de Direitos Humanos Federal quanto do Distrito Federal que já relataram e demonstraram muito claramente aqui nessa reunião a sua atuação com absoluta dignidade e altivez na defesa dessas pessoas e colocar OAB de Minas Gerais à disposição para quaisquer trabalhos e para o desenvolvimento de atividades que sejam visando realmente a defesa da Democracia", afirmou Ferreira.



Registro, ainda, os nossos elogios à  Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Federal, Silvia Souza. "É uma honra poder participar dessa reunião presididos pela senhora uma mulher negra advogada, em uma posição que nos significa. Muito obrigado", conclui Dr Wagner. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Primeira reunião da CDH-OAB/MG avalia a gestão de 2022 e planeja ações para este ano


Participação especial de Nilmário Miranda, que foi nomeado para atuar como Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 


Foi realizada nesta sexta-feira (13/1), a primeira reunião do ano com os membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, para avaliar as ações e a gestão de 2022 e fazer o planejamento de 2023. O formato foi híbrido (presencial e on line), com a participação especial de Nilmário Miranda, Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.  O diretor de Inclusão da OAB/MG, William Santos também participou.









"A primeira reunião do ano realizada pela CDH OABMG teve ênfase na defesa da democracia como meio de garantir os direitos humanos. "Contar com a participação do Assessor Especial do Ministério de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que prontamente aceitou o convite para participar foi motivador. A fala de Nilmário esclareceu que o Ministro Silvio de Almeida tem um apresso muito grande por Minas Gerais porque já morou em Uberlândia quando o pai do Ministro era técnico de futebol na cidade. Isso nos dá a segurança de que seguiremos firmes nos enfrentamentos e com sério apoio institucional.

A abertura foi feita pela Dra. Cristina Paiva - Presidente da CDH-OAB/MG e pelo Dr. Wagner Dias Ferreira - Vice- Presidente da CDH-OAB/MG, e fala especial do Dr. William - Diretor de Inclusão. A Secretária da CDH-OAB/MG e Dra. Pâmela também compôs a mesa.
















quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Reunião CDH-OAB/MG discute ocupação em Ibirité

O Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, Wagner Dias Ferreira, participou hoje (12/1), de reunião com Frei Gilvander e o Promotor de Justiça de Ibirité, Domingos Ventura de Miranda e as famílias do Jardim Ibirité. "Esse foi mais um esforço para afastar o terrorismo da empresa MRS que está tentando retirar famílias de casas que ocupam há mais de 30 anos", afirma Ferreira. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Vice-Presidente da CDH-OAB/MG na entrega de representação a Procurador-Geral de Justiça

Wagner Dias Ferreira, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, participou  hoje (11/1), da reunião com o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, para entrega de representação sobre agressão de jornalistas durante a cobertura da retirada do acampamento na av. Raja Gabaglia. O Diretor de Inclusão da OAB/MG, William Santos, também esteve presente. 













Cobertura jornalística - OAB/MG e Sindicato dos jornalistas entregam representação criminal a Procurador-Geral de Justiça

O Diretor de Inclusão da OAB/MG, William Santos, o Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, Wagner Dias Ferreira e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais reuniram-se nesta quarta-feira (11/1) com o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, para discutir atuação no combate à violência contra profissionais da imprensa no exercício da função. Na oportunidade, foi entregue uma representação com relatos de relato de agressões sofridas pelos profissionais de imprensa durante cobertura jornalística realizada em frente ao Comando da 4ª Região Militar do Exército.

Confira alguns órgãos de imprensa que registraram a presença da CDH-OAB/MG na reunião.  Em destaque, fotos do Vice-Presidente da CDH que foram publicadas junto às matérias. 

Site MPMG:

MPMG recebe Sindicato dos Jornalistas e OAB para discutir segurança da categoria no exercício das atividades

Fotos: Eric Bezerra

Folha Patense:

MPMG recebe Sindicato dos Jornalistas e OAB para discutir segurança da categoria no exercício das atividades


BHFM:
https://bhfm.globo.com/hashtag-bh/2023/01/12/MP-VAI-INVESTIGAR-AGRESSOES-CONTRA-JORNALISTAS-OCORRIDAS-DURANTE-O-DESMONTE-DE-ACAMPAMENT.htm

MP vai investigar agressões contra jornalistas ocorridas durante o desmonte de acampamento golpista em BH


MGTV - 1ª e 2ª Edição e Bom Dia Minas:
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/mg2/



Facebook da Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Lina Rocha: