Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dom Total - Coluna deste mês já está publicada

Fonte: Dom Total

Colunas Wagner Dias Ferreira

16/12/2015  |  domtotal.com

Para aprender valores

Há milhares de formas de aprender coisas para a vida cotidiana, que podem contribuir para o desenvolvimento de valores humanos, sociais e ecológicos e de comprometimento com uma causa ligada a esses valores ou situações sociais que se pretende promover ou, em certos casos,  modificar. O acompanhamento diário dos noticiários impressos, radiofônicos, televisivos e advindos da rede mundial de computadores é um meio de aprendizado. Assistir a filmes e documentários, e há aqueles que distinguem filmes e documentários, também é uma excelente forma de aprender. O profissional do direito tem um leque enorme e excelente de opções para aprender e desenvolver valores humanos, sociais e ecológicos.

A exploração mineral do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais sempre foi tida pela população do Estado como algo comum. Muitas pessoas festejavam a presença da atividade econômica e seu potencial para o desenvolvimento de municípios e regiões inteiras vinculadas a esta exploração econômica. Há os que ansiavam e ainda anseiam pelo emprego nestas empresas proeminentes do Estado que leva o nome de MINAS GERAIS.

Os profissionais do direito que já tiveram a oportunidade de atuar na defesa de interesses de pessoas que trabalharam para empresas mineradoras, contra os interesses dessas exploradoras de minério, sabem muito bem que este é um anseio que certamente será frustrado pela realidade.

Doenças decorrentes da insalubridade da atividade minerária para os trabalhadores, acidentes que levam à morte e violação a direitos básicos do trabalhador é parte do cotidiano das empresas.

Cidades que recentemente emergiram na exploração mineral apresentaram o aparecimento forte da prostituição e do tráfico de drogas e do constante temor de acidentes com barragens.

Todos estamos precisando adquirir valores humanos, sociais e ecológicos para observar com esses valores os fenômenos que ocorrem ao redor.

Filmes como o que explicita o massacre dos índios isolados de Corumbira, o que conta a história de Ganga Zumba e Zumbi de Palmares com Antônio Pompeo, Tony Tornado, Zezé Motta e Grande Otelo (um clássico), o novo filme do Betinho da Fome, os filmes sobre Cazuza e Renato Russo, e o documentário sobre o Quilombo do Campo Grande em Minas Gerais  ou mesmo filmes de histórias brasileiras “comuns” de pessoas extraordinárias são opções inúmeras.

Filmes estrangeiros como As Trombetas de Gideão com o saudoso Henry Fonda, e o conhecidíssimo Erin Brockovich com a talentosa Julia Roberts sempre ajudam as pessoas a revisarem seus valores e a aprender sobre o que é realmente mais importante para o homem e para sua vida.

Considerando que o povo brasileiro está convidado a refletir sobre seus valores humanos, sociais e ecológicos sempre que chega o mês de novembro, quando somos lembrados que somos uma República Democrática, onde a participação de todos é imprescindível à sobrevivência, e que esta sobrevivência, no caso brasileiro, não foi, não é, e não será possível sem a consciência do valor do negro na cultura brasileira, coroados esses processos pela reflexão sobre a supremacia dos direitos humanos no planeta terra datas que no país são o 15 de novembro, o 20 de novembro e o 10 de dezembro nada melhor do que levar essas reflexões para o Natal e o Ano Novo que são datas em que mais se abre o coração humano para a solidariedade e o que há de melhor no homem.

Wagner Dias FerreiraAdvogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG 

Artigo Para Aprender Valores na imprensa

“Todos estamos precisando adquirir valores humanos, sociais e ecológicos para observar os fenômenos que ocorrem ao redor”. Esta frase traduz o tema do artigo Para aprender valores, escrito este mês para minha coluna na revista Dom Total. O mesmo já começa a repercutir na imprensa. Convido você a ler e verificar em quais mídias ele já foi publicado:

ClicFolha (Passos):
http://www.clicfolha.com.br/noticia/53242/para-aprender-valores

Portal de Arcos (Governador Valadores):

Portal Nova Serrana:

Portal de Iguatama:

Portal Pains:

Portal Lagoa da Prata:
Diário do Aço:

A Folha Regional (Muzambinho):

Revista Fator Brasil:

O Debate:
JM Online (Uberaba):


Revista O Lutador: